marta temido

Covid-19: Regras de isolamento para crianças vacinadas serão conhecidas até domingo, diz ministra da saúde

A ministra da saúde, Marta Temido, disse esta terça-feira que as autoridades de saúde estão a trabalhar num conjunto de normas sobre o isolamento de crianças vacinadas contra a Covid-19, que deverá ser conhecido até domingo.

“A DGS está neste momento a trabalhar em articulação com o ministério da saúde, num conjunto de normas, que decorrem da evolução do nosso estado vacinal – 85% de vacinação tem que ter um reflexo nas regras – mas também daquilo que são as últimas decisões do Conselho de Ministros”, disse em declarações aos jornalistas.

Nesse sentido, Marta Temido espera que “no final desta semana, até domingo, estejamos em condições de ter todo um conjunto de regras conhecido e aplicado por todos”, adiantou.

A responsável faz um balanço “muito positivo” do processo de vacinação e destacou a contribuição das autoridades de saúde mas também de todos os portugueses, num processo que “sempre foi voluntário” e onde a adesão nunca esteve em causa”.

Questionada sobre quando será possível atingir a meta de 85% de população com vacinação completa, a ministra diz que “o processo tem encontrado alguma resistência nos últimos dias, também por força das circunstâncias que levaram a que houvesse concentração da atenção para outros temas”.

“Se não for no dia 1 de outubro será na primeira semana de outubro, mas o que é importante, é que mesmo quando atingirmos os 85% não desistamos de continuar a vacinar e os portugueses podem contar connosco para isso”, referiu sublinhando que o desconfinamento vai avançar mesmo que a meta não tenha sido atingida a 1 de outubro.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-regras-de-isolamento-para-criancas-vacinadas-serao-conhecidas-ate-domingo-diz-ministra-da-saude/