portugues

Língua Portuguesa quer afirmar-se como língua global de Ciência, Cultura, Economia, Diplomacia e Paz

A UNESCO declarou o 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, em novembro de 2019, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai. Nas Nações Unidas, o Dia Mundial da Língua Portuguesa é dirigido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja presidência rotativa é ocupada por Cabo Verde.

Este ano, e segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Camões, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa pretende não só celebrar a sua crescente dimensão e multiplicidade de vozes, como afirmar-se enquanto língua global de Ciência, Cultura, Economia, Diplomacia e Paz. Para isso estão previstas mais de 150 atividades em 44 países, entre os cinco continentes.

O português é uma língua falada por mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo, o que representa cerca de 3,7% da população mundial. Segundo estimativas das Nações Unidas, em 2050 serão quase 400 milhões e em 2100, mais de 500 milhões de pessoas a falar português, aquele que é o idioma mais utilizado no hemisfério sul.

As projeções para o final do século apontam que o maior aumento do número de falantes será registado no continente africano. Em que Angola terá uma população superior a 170 milhões de pessoas e Moçambique cerca de 130 milhões.

Como língua materna, o português é a quarta língua mais falada no mundo a seguir ao mandarim, inglês e espanhol (dados do Observatório da Língua Portuguesa). Existem 47 universidades na República Popular da China que ensinam o português como língua estrangeira e cerca de 5 mil alunos que frequentam esses cursos.

Também no mundo digital o português destaca-se como sendo a quinta língua mais utilizada na internet, com uma taxa de crescimento de quase 2000 % entre 2000 e 2017, estando entre o 3.º e 4.º lugar como o idioma mais utilizado no Facebook.

Na área da Ciência, embora o inglês seja dominante, a língua portuguesa tem conseguido criar os seus espaços de comunicação e publicação científica. As revistas e cientistas de língua portuguesa vão tendo presença crescente noutras bases de revistas científicas de alcance global, como a SCOPUS e a Web of Science.

O português é a língua oficial dos nove países membros da CPLP, (e em Macau), cujo conjunto das economias valem cerca de 2700 milhões de euros, o que faria deste grupo, caso se tratasse de um país, a sexta maior economia do mundo (FMI).

fonte: https://lidermagazine.sapo.pt/lingua-portuguesa-quer-afirmar-se-como-lingua-global-de-ciencia-cultura-economia-diplomacia-e-paz/