Costa admite

“Estamos a poucas semanas de dar esta pandemia como controlada”, diz António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que Portugal conseguirá controlar a pandemia e Covid-19 em “poucas semanas”, estando cada vez mais perto de entrar numa nova fase de combate à crise de saúde pública.

Num discurso no comício de apresentação dos candidatos autárquicos do PS no distrito de Santarém, o primeiro-ministro mostrou-se otimista com a evolução da situação pandémica no país.

“Passados estes meses, chegamos a uma fase em que, graças ao sucesso da vacinação, estamos a poucas de poder dar esta pandemia como controlada, porque garantimos que a esmagadora maioria das portuguesas e dos portugueses está imunizada contra o vírus”, disse o chefe de Governo.

No entanto, António Costa lembrou que o vírus continua presente e apelou à manutenção dos cuidados básicos de higiene e segurança, para evitar um descontrolo da pandemia.

“Sabemos bem que a pandemia não desapareceu e, portanto, temos de continuar a fazer uma campanha com muita cautela e muitos cuidados”, alertou o responsável.

Segundo Costa, “temos de continuar a usar a máscara, temos de continuar a manter o distanciamento físico, temos de continuar a manter a higiene das mãos, temos de continuar a respeitar as regras que são fundamentais para manter esta pandemia sob controlo”, concluiu.

De recordar que, segundo o último relatório de vacinação, da Direção Geral da Saúde (DGS), Portugal já atingiu a marca dos 78% de população totalmente vacinada, o que equivale a 7.941.747 pessoas. Para além disso, 85% dos português têm pelo menos uma dose, correspondendo a 8.759.684 habitantes.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/estamos-a-poucas-semanas-de-dar-esta-pandemia-como-controlada-diz-antonio-costa/