Regresso ao normal

DGS vai atualizar recomendações de isolamento para pessoas vacinadas «nos próximos dias»

Nos próximos dias, a Direção Geral de Saúde (DGS) irá atualizar as normas sobre o confinamento. Segundo António Costa, este trabalho de atualização permitirá «responder aos problemas que ainda têm subsistido de haver isolamento de pessoas, designadamente pessoas que estão vacinadas ou tendo em conta o risco efetivo da transmissão da doença entre a população escolar».

Em conferência de imprensa após mais um Conselho de Ministros, o primeiro-ministro explica que um dos motivos para esta análise diz respeito às escolas e ao regresso às aulas. Lembrando que a utilização de máscara não é obrigatória nos espaços exteriores das instituições de ensino, António Costa sublinhou que a DGS irá atualizar as regras referentes a este tema, olhando, por exemplo, para os isolamentos de turmas completas.

No início deste mês, Graça Freitas, diretora geral da Saúde, já tinha anunciado que seria expectável que a norma de isolamento profilático fosse revista. Na altura, indicava que o objetivo seria fazer a distinção entre pessoas com e sem vacina contra a Covid-19.

«Nem entre os países, nem entre os cientistas nacionais há um consenso nessa matéria, mas neste momento essa situação está a ser muito bem estudada, por peritos e clínicos sobretudo a nível nacional», referiu em declarações à SIC.

fonte: https://multinews.sapo.pt/atualidade/dgs-vai-atualizar-recomendacoes-de-isolamento-para-pessoas-vacinadas-nos-proximos-dias/